top of page

Guia de UBATUBA

POR QUE IR?

Situada no badalado litoral norte de São Paulo, Ubatuba é destino certo durante o verão e o Carnaval. A cidade possui sua história intimamente ligada aos primeiros anos após a chegada de Pedro Álvares Cabral em solo brasileiro, quando o vasto território descoberto pelos portugueses impulsionou a cobiça francesa em conquistar áreas próximas na jovem América do Sul. 

Foi em Ubatuba que ficou aprisionado o explorador Hans Staden, na metade do século 16. O mercenário alemão estava em posse dos indígenas tupinambás, que se aliaram aos conquistadores da França para guerrear contra uma aliança luso-tupiniquim pela extensão de terra que hoje compreende o norte do litoral paulista até a cidade do Rio de Janeiro. Apesar de riquíssima, atualmente é difícil encontrar em solo ubatubense resquícios da época.

 

O QUE FAZER?

Tradicional colônia de férias dos moradores do Vale do Paraíba Ubatuba também foi “descoberta” pelos paulistanos e hoje é um dos principais destinos litorâneos do estado de São Paulo. A cidade enriqueceu como zona portuária durante o século 19, e com seu declínio, boa parte da estrutura antiga se perdeu, ainda que algumas construções remetam ao passado, como o Sobradão do Porto. 

Mas quem não busca história e sim lazer tem um prato cheinho na cidade. Além de praias disputadas, como a Praia Grande, Itaguá e as Vermelhas (sul, centro e norte), Ubatuba oferece muitas costas praticamente virgens do contato com visitantes, o que as torna exuberantes e atraentes. Isso sem contar a natureza em abundância encontrada em terras ubatubenses.

 

ONDE IR?

  • Baladas

Assim como em todo Litoral Norte, a vida noturna em Ubatuba ferve durante a alta temporada. Um dos points mais famosos da cidade é o 180 Graus, inaugurado em uma antiga mansão de praia da histórica família Matarazzo. É famoso por reunir lindas mulheres e homens malhados, pelas festas do branco (nas quais todos usam roupas brancas) e por trazer Djs conceituadíssimos do Brasil e do exterior. 

Já na praia Vermelha do Norte tem o Areia Summer, com repertório musical diversificado e dividido entre Djs de música eletrônica e bandas de rock, reggae e outros ritmos da moda. É um espaço grande, também voltado ao público jovem e repleto de gente bonita nas pistas, camarotes e áreas VIPs. Além do serviço de drinks e petiscos, conta com sushi bar.

 

  • Lazer

Uma das principais atrações de lazer da cidade é o Aquário de Ubatuba, inaugurado há duas décadas. Os visitantes podem conhecer a variedade da vida marinha típica do Litoral Norte de São Paulo, além de exemplares de outras regiões, como pinguins do Pólo Sul. Localizado na praia de Itaguá, o local funciona das 10h às 20h, de segunda a sexta, e das 10h às 22h, aos sábados, domingos e feriados, e tem entrada paga. 

Lá perto é possível complementar o passeio de conhecimento da vida marinha ao visitar o Projeto Tamar, que preserva e procria diversas tartarugas e outros répteis marinhos. Ainda na praia de Itaguá, o Shopping Porto Itaguá oferece um espaço de compra, alimentação e lazer, com lojas de várias redes, cinema, praça de alimentação, cafeterias, pizzarias, sorveterias e choperias, além de serviços, caixas eletrônicos e utilidades, com a vantagem de ficar de frente para o mar.

 

  • Natureza

A Serra do Mar, cadeia montanhosa da Mata Atlântica, está intimamente ligada à vida dos habitantes de Ubatuba, principalmente dos caiçaras. Eles são os históricos habitantes que vivem a séculos no litoral sul do Brasil e deixam traços definitivos nos habitos e no trato com a natureza na cidade. Com a conservação é possível encontrar belas paisagens e trilhas para curtir as dádivas naturais da região. 

Algumas das localidades mais interessantes da cidade só são acessíveis por trilhas, como as praias Barra Seca, das Sete Fontes e Caçandoquinha. São paisagens de extrema beleza e ainda pouco exploradas pelos visitantes, o que faz torna o contato imediato com os caiçaras natural. São eles os responsáveis pelos poucos serviços encontrados nessas praias, além de trazerem pescados frescos, que fecha com chave de ouro qualquer exploração em meio as trilhas.

 

  • Praias

Quem quer ver e ser visto precisa conhecer as praias urbanas de Ubatuba, como a Perequê-Açu, do Cruzeiro, Matarazzo e Itaguá. São locais badalados, onde acontecem os principais agitos e também onde a juventude exibe seus corpos esculturais. Com características semelhantes, mas distantes do centro da cidade estão a praia Grande e a Vermelha do Norte, disputadíssimas durante o verão. 

Mas o mar pode inspirar sossego e tranquilidade em alguns e para esses a Praia da Enseada é a recomendada, já que oferece águas calmas e um contato maior com a população local. Apesar da areia escura, a paisagem é bem preservada, cercada pela Serra do Mar. Outra praia incrível de Ubatuba é Toninhas, com areias claras e fofas, águas cristalinas e movimento tranquilo. Um verdadeiro achado no litoral paulista! Todas elas só são acessíveis por rodovia e distantes do centro da cidade, mas bem estruturadas, com quiosques e serviços.

Desenvolvido por Cleber Carvalho

bottom of page